15 de junho de 2011

Esfoliação na pele.

Todas sabemos que são necessários alguns rituais que nos deixam mais bonitas e felizes. Não é??
Um desses momentos, é a esfoliação.



Mas para que fazer isso???


A esfoliação é o motor de renovação celular da pele, pois serve para elimina as células mortas de sua superfície. O resultado é uma pele mais macia, uniforme, lisinha, sedosa e pronta para hidratação.
Além de proporcionar a renovação celular, a esfoliação elimina marcas, manchas, acnes, aspereza e estimula a produção de células novas com mais colágeno, tornando a pele mais hidratada.

Todas as partes do corpo devem ser esfoliadas, claro que tomando os devidos cuidados, uma vez que a textura e a sensibilidade da pele não é a mesma em todos os lugares.

Partes mais asperas como calcanhares, joelhos, cotovelos e os pés, podem receber esfolição mais "pesada", ou seja, com granulos maiores, enquanto rosto, mãos e outras partes mais sensiveis do corpo, merecem uma esfoliação mais suave.

Modo de fazer a esfoliação
A esfoliação é um procedimento importantíssimo para a pele do corpo e rosto e deve ser feita de 1 ou 2 vezes por semana com a pele limpa e tonificada e sempre em movimentos circulares suaves.
Todo processo de esfoliação precisa ser complementado com outros produtos. O mais importante deles é o hidratante, sem jamais se esquecer do protetor solar.

Produtos.

Exisem no mercado dos cosmetios, os mais variados tipos de esfoliante e que se apresentam em diversas versões tais como: cremes, sabonetes (líquidos e em barra), misturas com óleos corporais, buchas de banho e até cremes em gel.
As partículas que promovem a esfoliação da pele também variam, podendo ser de origem vegetal — como as de sementes de bambu e linhaça — ou sintéticas: cada uma podendo ser mais ou menos abrasivas conforme o local a ser esfoliado.






Receitas Caseiras

Em nossa casa é possivel encontrar bons produtos para fazer uma boa esfoliação na pele. São eles:
açucar, mel, aveia, fubá, açucar mascavo, azeite,  oléo de amendoas, leite, germem de trigo, etc.

Alguns exemplos:

Essa receitinha mais simples, é a que eu uso quando quero dar uma folga nos cosmeticos industrializados.
Misture um tanto de fubá com um tanto de mel, o suficiente para passar no corpo todo, no banho massegeio suavemente, enxáguo e passo o hidratante.
Resultado garantido. O fubá esfolia e o mel com suas propriedades cicratizantes e hidratantes faz sua parte no complemento à esfoliação.

Receita 1:
Misture os seguintes ingredientes:
  • ½ colher (sopa) de fubá
  • 1 colher (sopa) de gérmen de trigo
  • 1 colher de açúcar mascavo
  • 1 colher de óleo de amêndoas
  • 1 colher de azeite de oliva
Receita 2:
1 colher de açúcar cristal, 1 colher de mel e um pouquinho de creme hidratante.
Misture os ingredientes e aplique no rosto inteiro com movimentos circulares, esfoliando levemente e de forma breve (não ficando muito tempo com o esfoliante em ação).


Receita 3:
  • 2 colheres de sopa de aveia;
  • 3 colheres de sopa de leite;
  • 1 colher de chá de mel;
Adicione as duas colheres de aveia em uma tigela. Logo em seguida coloque o leite. Finalmente adicione o mel e misture bem.

13 de junho de 2011

Batom Mestre Cuca!

Olá pessoas do meu coração!
Bom, minha mamãe é uma mestre-cuca. Na cozinha ela é ótima, aliás ela é ótima em tudo o que faz... mas em se tratando de cozinhar, ela arrasa! Mas eu... ahhhhhh! isso não me pertence! Eu não herdei esse dom. Nunca fui boa cozinheira, mas arrisco preparar algumas comidinhas, como o famoso Muffin de banana. Faz o maior sucesso, nunca sobra, nem para contar história! Lembro-me de uma reunião que fizemos na casa da Lú, levei o bolinho para a sobremesa, mas a Gabi (saudades de tu menina!) nem esperou, começou a comê-los e não parava mais...hehehe... e é assim quando faço, agrada à todos! Então, atendendo a pedidos D.E.S.E.S.P.E.R.A.D.O.S, (né Lô?!) posto a receita do Muffin. È fácil, rápida e não necessita de muitos ingredientes! Tome nota!


MUFFIN DE BANANA
 

Ingredientes

- 2 xícara (chá) de açúcar
- 3 xícara (chá) de farinha de trigo
- 3 xícara (chá) de banana nanica amassada
- 1 xícara (chá) de óleo de soja, canola ou milho
- 3 ovos
- 3 colheres (sopa) de chocolate em pó ou achocolatado (opcional)
- 2 colheres (café) de canela em pó
- 1 colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio
- 2 colher (sopa) de mel
- 1 colher (café) de essência de baunilha
- 1 xícara (chá) de castanha-do-pará, avelã ou nozes (opcional)
- forminhas de papel para cupcake ou quindim

Modo de preparo:

Pegue as bananas (elas devem estar bem maduras) descasque e com a ajuda de um garfo amasse-as até ficar uma papinha e medir a quantidade pedida. Em um refratário, junte todos os igredientes e misture bem até formar uma massa homogênea. Com uma colher (sopa) distribua a massa nas forminhas (sugeri 2 tipos mas depende o tamanho da sua preferência), cuidado para não enchê-las, deixe uma distância da borda pois o muffin cresce bem. Coloque as forminhas com a massa em uma fôrma de bolo e leve ao forno pré-aquecido a 180º por  20 minutos. Faça o teste do palito, se ele sair limpinho é pq o muffin está no ponto. Rende de 25 à 30 muffins (tamanho de quindim).
Espere esfriar. Sirva com mel ou uma cobertura de brigadeiro mole e confeitos coloridos.

Bon apetit!!!
=]